terça-feira, 24 de maio de 2011

Alice in Chains - A história....

Tudo começou no inverno de 1987, quando o guitarrista Jerry Cantrell foi a uma festa em Seattle[11] onde conheceu um homem de cabelo rosa claro que estava no centro de tudo; tratava-se do vocalista Layne Staley. "Ele tinha um grande sorriso no rosto, e estava sentado ao lado de duas mulheres maravilhosas", lembra Cantrell. Cantrell não tinha um lugar para morar e foi acolhido por Staley, que o levou a sua residência: um estúdio de ensaios sujo e cheirando a urina chamado Music Bank, localizado em um armazém, onde os dois passaram a viver.Logo, Cantrell o convidou para cantar em sua banda de glam metal chamada Diamond Lie, já que Staley estava saindo de uma outra banda do mesmo sub-gênero.Mike Starr, conhecido de Jerry, havia tocado em outras bandas do mesmo estilo, como Sato e Gypsy Rose, e logo aceitou tocar baixo na banda, trazendo, ainda, o baterista Sean Kinney, que namorava sua irmã.Os concertos da banda, nessa época, consistiam em covers que, de acordo com a imprensa local, ganhavam "nova vida" quando eram tocados pelo Diamond Lie.Fonte Wikipédia.
Video do Diamond Lie em 1988...


A Banda mudou o nome para Alice n' Chains,depois firmando o nome de Alice in Chains .A banda gravou sua primeira demo em 1988,o estilo até aí era o Glam rock...

Alice in Chains - Hush Hush ( Musica da primeira demo)

 Em 1989,gravam sua segunda DEMO,que levava o nome de Sweet Alice,era o primeiro passo ao rumo da fama,com musicas mais pesadas,seguindo um estilo de metal alternativo,glam,e o até então desconhecido grunge,despertando então o interessa da gravadora "Columbia Records",gravadora que eles assinaram contrato...
Alice in Chains - Social Parasite ( Musica da segunda demo)


"Eu não estou muito certo de que o Nirvana, apenas porque se tornou a banda mais amada da época, foi que tornou o "som de Seattle" famoso. Alice in Chains estava entre os primeiros da época, e resistiram ao teste do tempo (e... da morte). Soundgarden empurrou as bordas da musicalidade às margens do genial, e aparentemente estão de volta. Pearl Jam tem a coisa do equilíbrio - sempre esgotando arenas onde quer que vão (não importa se atualmente tem uma "canção de rádio" ou não). The Melvins? Mudhoney?" Palavras de
Duff McKagan,ex Guns N' Roses.
Em julho de 1990,a musica We Die Young,começou a tocar nas rádios,fazendo um sucesso moderado,mas era apenas uma prévia,no dia 21 de agosto de 1990 lançaram o LP "Facelift",que tinha clássicos como "Sea of Sorrow","Love,Hate,Love","We Die Young",e talvez o maior clássico da banda,"Man in the Box",que surpreendentemente estourou em todas as rádios,um sucesso que nem eles esperavam.

Alice in Chains - Man in the Box ( Principal Single do álbum Facelift )

No dia 21 de Março de 1992,o Alice in Chains lança o seu segundo álbum de estúdio,nomeado "SAP",nome sugerido pelo baterista da banda,Sean Kinney,após um sonho.Esse álbum fez com que a banda ganhasse um disco de ouro,mas ainda não foi o auge da banda.

Alice in Chains - Am i inside ( Musica do álbum "SAP" )

No dia 29 de setembro de 1992,a banda lançava o álbum que os levou ao topo,o álbum intitulado "Dirt",continha clássicos como "Them Bones","Down in a Hole","Sickman","Rooster,"Junkhead","Dirt","Angry Chair" e "Would",mas no meio da turnê,em 1993,o então baixista Mike Starr,deixa a banda de forma "amigável",alegando querer passar mais tempo com a família,algum tempo depois descobriu-se que Starr era viciado em heroína,e poderia ter sido esse o verdadeiro motivo de sua saída da banda,que estava no auge.Para seu lugar foi chamado Mike Inez,então baixista de "Ozzy Osbourne".
A recepção do público foi calorosa e Dirt entrou na parada Top 200 da Billboard na 6ª posição. O álbum permaneceu na parada por 102 semanas.Após menos de dois meses, o álbum já era disco de platina,e através dos anos chegou a quádruplo disco de platina.Layne Staley comentou sua surpresa a receptividade por não considerar o material "tão acessível e aceitável", imaginando que o álbum ficaria nas últimas posições das paradas e subiria gradativamente, tal como acontecera com Facelift.Críticos responderam bem ao álbum, ainda que muitos o tenham criticado como "ostensivamente pró-heroína". Staley comentou dizendo que o álbum é "ostensivamente contra", ainda que "algumas pessoas percebam sobre o que se trata, mas entendam uma mensagem completamente errada".Eventualmente, surgiram rumores de que Staley era um viciado na droga,o que o levou a evitar entrevistas.A relação entre o vocalista e a imprensa somente pioraria com o passar dos anos e confirmaria os rumores.Fonte Wikipédia


                                                                           
Alice in Chains - "Would" ( Musica do álbum Dirt )


Em 25 de janeiro de 1994,saiu o álbum "Jair of Flies",o disco foi muito bem recebido pelos fans e pelos críticos,ganhando 4 x Platina e 1 x Prata,o álbum tinha como singles,"No Excuses",e um dos maiores clássicos da banda,a musica "Nutshell",uma musica contagiante,que quando você ouve uma vez,quer ouvir mais e mais,que ficou no topo nas rádios durante um bom tempo...

Alice in Chains - Nutshell ( Musica do álbum "Jair of Flies" )

No dia 15 de Março de 1995,Layne Staley  lançava o álbum "Above",com a sua banda paralela,o Mad Season,a banda durou muito pouco tempo,apenas um ano,acabando em meados de 1996...Seu unico álbum,intitulado "Above",tinha singles como "Wake Up", e "River of Deceit",que ficou em primeiro lugar nas paradas,e alcançando o 2° lugar na Billboard.

Mad Season - River of Deceit ( Musica do álbum "Above" )

7 de novembro de 1995 de o Alice in Chains lança o álbum que leva o nome da banda.Alice in Chains é um álbum que traz musicas como "God Am","Grind","Frogs","Sludge Factory",e o hit "Again".É também o ultimo álbum de estúdio da banda que conta com o vocalista Layne Staley,com exceções de "Grind", "Heaven Beside You", e "Over Now", as letras são todas escritas por Layne Staley, fazendo deste álbum sua maior contribuição lírica ao catálogo da banda.O álbum recebeu atenção por ser um afastamento do rótulo de banda grunge externamente afixado ao grupo. Rolling Stone descreveu o LP como um "renascimento musical", e The New York Times comentou que em contraste às distorções cruas associadas ao grunge, o som do Alice in Chains era "claramente delineado e meticulosamente coberto por camadas".Também ficou em primeiro lugar na Top "Billboard".

Alice in Chains - Shame in You ( Musica do álbum "Alice in Chains" )

Em 1996,Alice in Chains grava o MTV Unplugged.

Alice in Chains - Nutshell (Unplugged.)

Em 1998,Layne Staley funda o "Class of' 99".
Class Of '99 foi uma banda de rock de pouca duração que consistia exclusivamente de membros de bandas notáveis do rock: Layne Staley, do Alice in Chains como vocalista, Tom Morello do Rage Against the Machine como guitarrista, Stephen Perkins do Jane's Addiction como baterista, o baixista Martyn LeNoble do Porno for Pyros e a ajuda de Matt Serletic no teclado.
Estes quatro músicos colaboraram com os covers de Pink Floyd, "Another Brick In The Wall (Part I)" e "Another Brick In The Wall (Part II)", para a trilha sonora do filme de horror/ficção científica de Robert Rodriguez, A Prova Final, lançado em 1998 (que é incidentalmente a versão da música muito equivocadamente creditada à Marilyn Manson, apesar dele nunca ter feito um cover dessa canção).
Em 1999, o single para esta canção foi lançado pela Sony Music. Continha versões de "Another Brick In The Wall (Part I)" e "Another Brick In The Wall (Part II)" por Class Of '99, e também "Haunting Me", do Stabbing Westward.
O vídeo para "Another Brick In The Wall (Part II)" foi dirigido por Jim Shea, e foi ao ar pela primeira vez em Janeiro de 1999. Fonte : Wikipédia


Class Of '99 - Another Brick In the Wall 

No dia 7 de Abril de 1998,Jerry Cantrell,  guitarrista da banda,lança seu primeiro álbum solo,que foi intitulado como "Boggy Depot",que teve como single a musica "My Song"(Particularmente uma das minhas musicas favoritas do Cantrell em carreira solo).


Jerry Cantrell - My Song ( Musica do album "Boggy Depot" )

No dia 26 de outubro de 1999,sai o cd "Musik Bank",que é um cd de musicas raras e algumas demos da banda,divido em 4 discos.

Alice in Chains - Lying Season ( Musica do álbum "Musik Bank" )

Era claro que Layne Staley havia sumido da midia,e os vários rumores de suicídio começaram a aparecer...Essas são provavelmente as ultimas fotos de Layne ( 1997 ).
Layne era viciado em heroína,e após a morte de sua namorada Demri Parrot,ele só piorou,alguns dizem que há uma foto de Layne tirada em 2002,uma semana antes de sua morte,segurando seu sobrinho.Mas a familia nunca divulgou a tal foto.Enfim no dia no dia 20 de Abril de 2002,foi encontrado o corpo de Layne Staley em seu quarto.Layne tinha sido vitima de overdose letal de heroína combinada com cocaína.Seu corpo já estava entrando em estado de decomposição.Mike Starr disse que estava com Layne durante seu último dia, porque era seu aniversário (de Mike), em 4 de abril de 2002, e ele estava com Layne todos os dias tentando mantê-lo vivo.Mike diz que perguntou a Layne se poderia chamar o 911 (seviço de emergências dos EUA), mas Layne disse que nunca falaria com ele novamente se fizesse isso.Mike disse que não sabia que Layne iria morrer, ou teria chamado o 911 de qualquer jeito,que preferia muito mais ter Layne vivo e não falando com ele do que ter perdido ele.Mike diz que Layne era uma pessoa maravilhosa.Drew (doutor de um reality que Starr Participou)menciona que eles falaram muito sobre isso na reabilitação e que Mike abrigou muita culpa desnecessária dele mesmo sobre não ter podido fazer nada.Mike também mencionou que Layne tinha salvado sua vida na América do Sul depois que ele,Kurt Cobain e Courtney Love haviam se drogado a noite toda.Disse que após a noitada com eles,subiu para seu quarto com Layne em overdose.Ele diz que acordou todo molhado,vendo Layne e percebeu que estava de baixo de um chuveiro.Layne lhe deu um soco na cara e disse: "Você estava morto há onze minutos."Drew afirma que Layne realmente arriscou sua vida,colocando-o em um chuveiro,que ele deveria ter chamado a emergência,mas Mike defendeu dizendo que Layne fez o que achava certo.Mike disse,por vezes,que até hoje,ele se sente nu sem Layne.Ele disse que amava Layne pelo ser humano que ele era e ele realmente sente falta dele.O dia da sua morte foi dado como 5 de abril pela perícia.Astros da musica lamentaram a morte de Layne,que recebeu homenagem de seu amigo Jerry Cantrell,Pearl Jam,Staind,entre outras.Layne é citado pelo vocalista do Metallica James Hetfield em algumas entrevistas,o vocalista lamenta talentos como Layne se entregarem ao extremo,e morrerem tão jovens.
A influência de Staley tem sido percebida em outros gêneros. Três livros foram escritos sobre ele, dois pela autora Adriana Rubio (Layne Staley: Angry Chair e o recente Layne Staley: Get Born Again, descrito como "um 'livro novinho em folha' apesar de ser uma versão revisada e atualizada com a inclusão de dois novos capítulos, 'Hate To Feel' e 'Get Born Again', do elogiado livro Angry Chair") e o ainda a ser lançado Itch, Love Stories About Heroin de Tanya Vece, baseado nos últimos cinco anos de vida do vocalista e com relatos de fãs sobre a importância de Staley para suas vidas. Em 28 de setembro de 2006, um projeto cinematográfico relacionado ao livro mais recente de Rubio sobre Staley foi anunciado: "Segundo uma nota para a imprensa da ARTS Publications, a jornalista/autora argentina Adriana Rubio foi contactada pelo roteirista/diretor Eric Moyer de Philadelphia sobre transformar sua biografia do falecido vocalista do Alice in Chains, Layne Staley, intitulada Layne Staley: Get Born Again, em um filme". Em 2008, foi anunciado que o ator Lathan McKay interpretará o vocalista.Layne Staley ainda hoje , carrega seu estilo musical nas letras jovem que trazem suas influencias como nas bandas Cash Cash e Dirteens.O guitarrista Kirk Hammett do Metallica desempenhou um papel na inspiração do título do ultimo álbum da banda, quando ele trouxe uma foto de Layne Staley membro falecido da banda Alice in Chains, para o estúdio onde o Metallica estava gravando e disse: "A imagem ficou lá por um longo tempo", "Eu acho que mexia com James." Querendo saber por que alguém com tal talento escolheria esse caminho, Hetfield começou a escrever uma canção baseada em suas perguntas ("Shine"),Ulrich confirmou, em 15 de maio de 2008 que o Metallica gravou 11 músicas para o Death Magnetic, apesar de apenas 10 aparecem no álbum devido às limitações do meio físico. A 11ª canção, intitulada "Shine", foi uma canção que Hetfield definiu como "em torno de um tipo de Layne Staley, um mártir do rock & roll magnetizado pela morte".

Abaixo um trecho da conversa de Starr com Nancy (Mãe de Layne).Fonte :AIC Brasil
Mike:Eu desejava chamar o 911. Eu queria isso, pois vi que ele estava morrendo. Eu queria ter chamado a emergência, mas ele disse que seu o fizesse, nunca mais falaria comigo novamente, mas não há desculpas, eu deveria ter feito de qualquer maneira. E eu queria não ter sido o remédio fatal, que simplesmente saiu pela porta.

Nancy:Você viu Layne morrer?

Mike:Não, eu não vi. Eu fui até sua casa, e ele só disse que eu era doente, sabe, e eu disse que ia voltar. Fui para casa e tomei meu remédio para dormir. Eu fiquei apagado do resto do mundo, vivendo novamente no porão de minha mãe. Layne estava agitado, porque estava muito drogado, ele costumava ficar nervoso comigo quando eu tentava ajudá-lo, seria como um idiota tentando convencê-lo a não tomar pílulas. Então eu fiquei com raiva dele e disse "tudo bem, eu vou sair", e suas últimas palavras para mim foram "assim não, não me deixe assim". E eu apenas o deixei sentado lá, eu não posso acreditar, e estou tã envergonhado disso.
Eu sinto muito pelo que fiz Nancy.

Nancy: Você sabe Mike, ele poderia ter chamado o 911.

Mike:Ele nã queria chamar o 911 em tudo, eu não sei porque, mas ele não ligaria para esse número.

Nancy:Porque ele estava envergonhado, um belo homem com um grande talento e ele tinha desperdiçado sua vida e seu talento e isso não é um julgamento, isso é apenas uma afirmação verdadeira, e ele sabia disso, e isso é uma coisa horrível, mas eu não te culpo, nunca.

No dia 8 de Junho de 2002,Jerry Cantrell lança seu segundo disco solo,o Degradation Trip,que é considerado por muitos,uma homenagem ao seu falecido ex-companheiro de banda, Layne Staley,o cd tem como single a musica "Anger Rising".


Jerry Cantrell - Anger Rising ( Musica do album " Degradation Trip" )

A banda fica em hiato até 2005,quando voltaram a se reunir,porém um novo álbum só saiu em 29 de setembro de 2009,com William DuVall assumindo os vocais.Após 14 anos sem um álbum de estúdio,o Alice in Chains estava de volta.O disco tinha como singles as musicas "Check My Brain","Your Decision" e "A Looking in View".
A banda começou as turnês de suporte ao álbum antes do lançamento em 2009, participando como uma das atrações principais do Soundwave Festival na Austrália,junto de Nine Inch Nails, Scars on Broadway e Lamb of God;e do Rock on the Range, ao lado de Mötley Crüe, Avenged Sevenfold, Slipknot e Korn.Em 18 de julho, o grupo fará um show em Detroit, Estados Unidos ao lado de Kid Rock. Datas europeias com o Metallica, assim como participação no festival Sonisphere e concertos como atração principal, foram anunciadas.
Durante os concertos da nova turnê, Alice in Chains estreou as canções de Black Gives Way to Blue: "A Looking in View" no Comerica Park,"Check My Brain" no Marlay Park e "Acid Bubble" no Scala.

Alice in Chains - Check my Brain ( Musica do álbum "Black Gives Way to Blue" )

 Atualmente a banda continua na ativa,e existem rumores que eles tocarão no Brasil no "SWU Festival".

Em 2005,Jerry Cantrell,faz um álbum de covers junto com Ozzy Osbourne,chamado Under Cover (2005).Jerry também realizava alguns raros shows beneficentes com o Alice in Chains. A partir de 2005 esses shows começaram a ocorrer com uma freqüencia maior e surgiu rumores que a banda poderia voltar. O novo Alice in Chains entrou em estúdio e lançou em 29 de setembro de 2009, o novo álbum da banda, intitulado Black Gives Way to Blue.Atualmente está no Alice in Chains.


Em 2005, Kinney se reuniu com os membros remanescentes do Alice in Chains para tocar num concerto beneficente para as vítimas do Tsunami na Ásia. Essa reunião, em 2006, trouxe a reativação da banda, que com o vocalista William DuVall substituindo o falecido Layne Staley, saiu em turnê ao redor do mundo.Atualmente toca no Alice in Chains.

Mike Inez participou de turnês em 1993 com o Alice in Chains em suporte do álbum Dirt, e o grupo participou na edição de 1993 do festival Lollapalooza. O próximo lançamento do AIC, Jar of Flies, estava pronto para lançamento em 1994 com Inez gravando as partes de baixo. (Este álbum estreou no nº1 nas paradas de vendas de álbum, o primeiro EP a fazer isso).
Inez gravou novamente com a banda para o lançamento auto-intitulado de 1995. Este álbum também estreou no nº1. Inez pode ser visto aparecendo com Alice in Chains no MTV Unplugged, de 1996, um dos poucos concertos ao vivo que o grupo tocou junto em três anos.Atualmente está no Alice in Chains.


Em 2001, lançou o livro Unchained: The Story Of Mike Starr And His Rise And Fall In Alice In Chains, em que abordava os anos que passou tocando com o Alice In Chains e onde teceu críticas severas a Jerry Cantrell, guitarrista da banda.
Mike Starr fez parte da temporada 2010 de Celebrity Rehab with Dr. Drew, um reality show que exibiu as experiências de celebridadas em um centro de reabilitação.
Starr foi encontrado morto em sua residência em Salt Lake City no dia 8 de março de 2011. O motivo de seu falecimento ainda é desconhecido.


Layne Staley...
Cantrell afirmou em diversas entrevistas quanto ao Alice in Chains que "Layne é insubstituível, não somente como um cantor, mas como uma pessoa. Nós todos o amávamos". Nos concertos de reunião do Alice in Chains (com William Duvall) há um intervalo onde é exibido um tributo de cinco minutos entre os sets da banda.
Staley foi classificado na 27ª posição da lista dos "100 Melhores Vocalistas de Heavy Metal de Todos os Tempos" da revista Hit Parader (publicada na edição de novembro de 2006).
Staley foi uma inspiração para o título do álbum de 2008 do Metallica, Death Magnetic, quando o guitarrista Kirk Hammett trouxe uma fotografia de Staley ao estúdio onde o Metallica estava gravando. "Aquela imagem ficou lá por bastante tempo", disse Hammett, "Eu acho que ela penetrou na psique de James [Hetfield]".
Em 2002, a mãe de Staley, Nancy McCallum, e Jamie Richards, um conselheiro de drogas e álcool, formaram o Layne Staley Fund, uma organização sem fins lucrativos que angaria fundos para tratamento de dependentes de drogas e trabalha com a comunidade musical de Seattle. Organiza um tributo anual em agosto, no dia ou perto do aniversário de Staley.


          Alice in Chains,uma das melhores bandas de todos os tempos...

2 comentários: